DOCUMENTÁRIO
DOCUMENTÁRIO

  1. 45 ANOS DE PROPAGANDA NA TV BRASILEIRA (1995)
  2. ASDRUBAL TROUXE O TROMBONE (2017)
  3. CLARA ESTRELA (2017)
  4. COMO ELA FAZ? (2021)
  5. O CORPO É NOSSO! (2019)
  6. DOLEIRA - A HISTÓRIA DE NELMA KODAMA (2024)
  7. EM BUSCA DA CERVEJA PERFEITA (2019)
  8. PORTINARI DO BRASIL (2012)
  9. QUANTO MAIS MANGA MELHOR (2007)
  10. TÁ RINDO DE QUÊ? HUMOR E DITADURA (2018)
  11. TANCREDO - A TRAVESSIA (2011)
  12. A TURMA DO PERERÊ.DOC (2019)
  13. O VENENO ESTÁ NA MESA 2 (2014)
  14. A VERDADEIRA HISTÓRIA DA ROTA (2014)
  15. ZIRALDO, O ETERNO MENINO MALUQUINHO (2007)

 

 

 

 

Especial Dia das Mulheres:  

COMO ELA FAZ? (2021)

YOUTUBE

Direção: Tatiana Villela

“O documentário “Como Ela Faz?”, promove reflexões sobre o tema da equidade de gênero no Brasil.

lustrado a partir de imagens e testemunhos pessoais do cotidiano de 13 mulheres muito especiais, que revelam as adversidades vividas por elas em suas jornadas diárias em busca de maiores oportunidades no mundo do trabalho. Cida, Adriana, Cris, Maitê, Kamila, Djamila, Duilia, Tábata, Gabriela, Carla, Jéssica, Gina, Nina. Histórias de mulheres que lidam, cotidianamente, com a desigualdade de gênero no mercado de trabalho. Sejam elas astrônomas, jogadoras profissionais de futebol, filósofas, enfermeiras, professoras, diaristas empreendedoras ou executivas os desafios são constantes. O fosso que separa homens e mulheres e também mulheres brancas e mulheres negras em termos de acesso à educação, salário, cuidados com a casa e os filhos, ascensão na carreira, entre outros, são gigantes.

O documentário acompanha um dia na vida de mulheres incríveis para mostrar o significado amplo e complexo da palavra trabalho na vida delas. Trabalho esse que vai muito além do profissional, abarcando a mãe, a esposa, a cuidadora, a provedora, a sonhadora. Um dia tem apenas 24 horas.”

Doleira: A História de Nelma Kodama - Documentário 2024 - AdoroCinema

DOLEIRA - A HISTÓRIA DE NELMA KODAMA (2024)

REDE CANAIS

Direção: João Wainer
Elenco: Nelma Kodama
O documentário de João Wainer revela, pela primeira vez, como uma ex-dentista do interior de São Paulo, Nelma Kodama, se tornou a primeira mulher a ser presa na Operação Lava Jato. Com depoimentos impactantes sobre os bastidores da vida de Kodama, uma das figuras-chave na maior investigação de corrupção da história do Brasil, o longa-metragem faz um mergulho inédito na vida da doleira, além de explorar a personalidade peculiar, que contribuiu para que ela conseguisse circular e operar em espaços, até então, estritamente masculinos. Com grande capacidade de persuasão, foi Nelma quem disponibilizou milhões em dinheiro vivo para propinas em Brasília. Ela ganhou visibilidade nacional quando foi presa tentando embarcar com 200 mil euros escondidos na roupa.

 

CLARA ESTRELA (2017)

OK.RU

Direção: Rodrigo Alzuguir

Documentário exibido no Festival online Recine 2020, foi co-dirigido pela documentarista Susanna Lira, dos premiados "Torre das donzelas" e "Mussum, um filme do cacildis".
Clara Nunes sempre foi uma figura emblemática para mim, que desde criança, a assistia nos programas de auditório, principalmente do Chacrinha, vestida sempre de branco, como uma mãe de santo, e dançando como nos rituais de umbanda. Mas para minha surpresa, o repertório dela era bastante variado, mesclando os ritos africanos, como "Filhos de Gandhi" e "Morena de Angola", com sambas e forró, como "Feira de Mangaio", eternizada pela sanfona de Sivuca. Mas Clara Nunes começou a sua carreira mesmo foi com boleros e músicas românticas, que era o que a sua gravadora impunha, já que fazia sucesso nos anos 60. Ela só se libertou quando conheceu o sambista Ataulfo Alves, que lhe sugeriu cantar um samba, indo com ela até a gravadora Odeon e aí, estourando no samba.
"Clara Estrela" é um documentário obrigatório para quem ama MPB e óbvio, a música e vida de Clara Nunes. Totalmente editado com material de arquivo: fotos, entrevistas (como a de Marília Gabriela) e shows e clips gravados para a televisão, Clara nasceu em Paraopeba, Minas Gerais, no ano de 1942. Filha de família pobre, seu pai serralheiro e sua mãe dona de casa, era a mais nova de 7 filhos. Com a morte dos pais, seguiu até Belo Horizonte, onde trabalhou como operária, até participar de um concurso de rádio estadual, vencendo e indo para São Paulo participar de um concurso, onde tirou o 3º lugar. Em meados dos anos 60, veio para o Rio de Janeiro, a convite da gravadora Continental, mas tendo que se bancar. Dividiu quarto com prostitutas, passou fome. Conheceu Chacrinha, que sabendo de sua situação, lhe ajudou bastante.
Quando foi para a África em 69, convidada por Ivon Curi, voltou impressionada. Teve oportunidade de conhecer lugares sagrados, conhecer os rituais. Se converteu a Umbanda, filha de Ogum e Yansã, dois santos guerreiros. Levou a cultura afro-brasileira para suas canções e vestimentas. Foi uma das cantoras que mais gravaram canções dos compositores da Portela, sua escola de samba de preferência.
Clara era supersticiosa: não usa preto, não deixa porta de armário aberto, não bota sapato virado pra cima e só canta de branco. Em 1974, participou de um espetáculo teatral musical dramatizado, junto de Paulo Gracindo e dirigidos por Bibi Ferreira: "Brasileiro, profissão esperança", onde narravam a vida de Dolores Duran. O espetáculo ficou anos em cartaz e rendeu um disco. Na entrevista com Gabi, ela fala sobre as gravidez que não deram certo, e quando um espírita lhe disse que a missão dela era levar amor e alegria para as pessoas. Fala também do seu amor e casamento com o poeta e compositor Paulo César Pinheiro.
Dira Paes narra o filme em primeira pessoa, dando voz aos textos de Clara Nunes.
O filme prefere evitar imagens da morte de Clara Nunes, deixando somente momentos de alegria e força. Uma cartela no final diz que Clara faleceu de complicações após uma cirurgia de varizes, onde teve reação alérgica à anestesia. Faleceu aos 40 anos de idade, em 1983.
O filme deixa bem registrado todo o legado de Clara sua amizade com todos os cantores e compositores do Brasil, como Vinícius, Chico Buarque, Toquinho e grandes sambistas.
Como o cronista Arthur da Távola escreveu em uma artigo, Clara era uma "Claridade".

Em Busca da Cerveja Perfeita - Documentário 2019 - AdoroCinema

EM BUSCA DA CERVEJA PERFEITA (2019)

OK.RU / YOUTUBE

Direção: Heitor Dhalia

Durante uma viagem de mais de 10.000 km, o diretor Heitor Dhalia explora o universo cervejeiro com o objetivo de responder a pergunta "Existe uma cerveja perfeita?". Para tentar descobrir, ele conversa com mais de 20 especialistas no assunto e traça um panorama completo da bebida, que é uma das mais amadas do mundo.

A Verdadeira História da ROTA - 2014 | Filmow

A VERDADEIRA HISTÓRIA DA ROTA (2014)

YOUTUBE

Dirigido por: Elias Junior

ELENCO: Oscar Magrini, Paolla Oliveira

Este documentário retrata a verdadeira história da mais polêmica Tropa de Elite do Brasil, a "ROTA", conhecida pelo alto índice de letalidade nos confrontos. É a história deles contada pelos mesmos, e não aquela escrita por jornalistas e historiadores. Vamos mostrar um contraste entre o passado e presente através de depoimentos de seus primeiros policiais e comandantes, além de um acervo rico de imagens reais captadas durante cinco anos nas mais diversas situações de patrulhamento de Rota, além de uma grande participação do ex-secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Dr. Antônio Ferreira Pinto. A população vai ter a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho destes policiais que diuturnamente combatem os mais perigosos criminosos do estado de São Paulo.

 O Corpo é Nosso! - Documentário 2019 - AdoroCinema

O CORPO É NOSSO! (2019)

OK.RU

Direção, Roteiro, Produção: Theresa Jessouroun. Edição: Theresa Jessouroun, Idê Lacreta. Fotografia: Dante Belluti

Elenco: Gilmar Rocha, Adriana Facina, Lenise Borges, Lilian Pacce, Lucia Xavier, Lumena Almeida, Mary Del Priore, Mirian Goldenberg, Rodrigo Faour, Taina Kapaz, Taisa Machado, Célia Resende, Renato Góes, Roberta Rodrigues, Oscar Magrini, Heitor Martinez

Documentário sobre a trajetória da liberação do corpo da mulher brasileira ressaltando as diferenças desta trajetória para as mulheres brancas e negras. O filme apresenta entrevistas, imagens de arquivo que ilustram alguns dos fatores que contribuíram para esta liberação no Brasil - como a música, a dança, a moda e a pílula anticoncepcional - e propõe uma discussão sobre o feminismo através da desconstrução do masculino. O filme incorpora cenas ficcionais onde os homens não se dão conta de seus comportamentos machistas e racistas e plenos de preconceitos de classe, enraizados e aceitos pela sociedade.

Tá Rindo de Quê? - Documentário 2018 - AdoroCinema

TÁ RINDO DE QUÊ? HUMOR E DITADURA (2018)

OK.RU

Direção: Cláudio Manoel, Álvaro Campos, Alê Braga
Elenco: Bruno Mazzeo, Evandro Mesquita, Carlos Alberto de Nóbrega, Boni, Chico Caruso, Juca Chaves, Silvio de Abreu, Daniel Filho, Jaguar, Kate Lyra, Lúcio Mauro Filho, Alcione Mazzeo, Hamilton Vaz Pereira, Paulo César Peréio, Agildo Ribeiro, Bemvindo Sequeira, Fafy Siqueira, Ary Toledo, Patricya Travassos, Carmem Verônica
Mesmo diante de toda a brutalidade e truculência da ditadura militar no Brasil, muitos artistas apresentavam-se como resistência utilizando do talento e da criatividade para driblar as imposições da censura na época. Mesmo fornecendo para a população uma espécie de válvula de escape, diversos humoristas foram ameaçados e perseguidos em detrimento de piadas e quadros televisivos. 

Prime Video: Asdrúbal trouxe o Trombone

ASDRUBAL TROUXE O TROMBONE (2017)

YOUTUBE

Dirigido por: Hamilton Vaz Pereira

ELENCO: Caetano Veloso, Cazuza, Evandro Mesquita, Fausto Fawcett, Fernanda Montenegro, Gilda Guilhon, José Celso Martinez Corrêa, Luiz Eduardo Soares, Luiz Fernando Guimarães, Nelson Motta, Nina de Pádua, Patrícia Pillar, Patricya Travassos, Perfeito Fortuna, Regina Casé

O grupo teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone foi sucesso de público e crítica desde sua estreia, em 1974, com O inspetor geral. A montagem de Trate-me, leão, com Hamilton Vaz Pereira, Regina Casé, Luiz Fernando Guimarães, Perfeito Fortuna, Evandro Mesquita, Nina de Pádua e Patricia Travassos, fez do Asdrúbal o representante do que se passava nos corações e mentes da juventude dos anos 70. O documentário resgata a trajetória do grupo - contada nas vozes dos próprios atores -, o clima de época, o impacto de suas peças e o inconfundível estilo-Asdrúbal de fazer teatro e ver a vida.

Quanto Mais Manga Melhor - 2007 | Filmow

QUANTO MAIS MANGA MELHOR (2007)

YOUTUBE

Michele Lavalle

Elenco: Adelaide Chiozzo, Agildo Ribeiro, Carlos Manga, Chico Anysio, John Herbert, Paulo José

Documentário sobre a direção de atores de Carlos Manga nos filmes da Atlântida Cinematográfica desde a década de 1950 até 70, com depoimentos do próprio Manga e de atores consagrados da época e de hoje.

Cineasta poderá usar imagens de fotógrafo em

TANCREDO - A TRAVESSIA (2011)

YOUTUBE

Diretor, Roteiro: Silvio Tendler. Produção: Cláudio Pereira, Roberto d'Avila

Elenco: Christiane Torloni, José Wilker, Osmar Prado, Maitê Proença, Almino Afonso, Mario Andreazza, Miguel Arraes, Humberto de Alencar Castelo Branco, Fernando Brant, Antônio Britto, Leonel Brizola, Cristovam Buarque, Fernando Henrique Cardoso, Cazuza, Carlos Chagas, Aureliano Chaves, Mário Covas, Roberto d'Avila, Arthur da Costa e Silva, Luiz Inácio Lula da Silva, Fafá de Belém, Alberto Dines

Um documentário nacional que retrata, por meio de depoimentos, a vida do Presidente Tancredo Neves. Conta a história do homem firme em suas decisões e sereno nas atitudes, do político moderado, mas que durante a sua vida pública enfrentou com ética, retidão e extraordinária coragem grandes desafios em momentos cruciais da história do país. 

FILME | O Veneno está na mesa II, 2014

O VENENO ESTÁ NA MESA 2 (2014)

YOUTUBE

Diretor, Roteiro: Silvio Tendler

Narração: Augusto Madeira, Priscila Camargo, Eduardo Tornaghi

O filme atualiza e avança na abordagem do modelo agrícola nacional atual e de suas consequências para a saúde pública. Apresenta experiências agroecológicas empreendidas em todo o Brasil, mostrando a existência de alternativas viáveis de produção de alimentos saudáveis, que respeitam a natureza, os trabalhadores rurais e os consumidores.

A Turma do Pererê.doc - 3 de Outubro de 2019 | Filmow

A TURMA DO PERERÊ.DOC (2019)

OK.RU

Dirigido por: Ricardo Favilla

ELENCO: Álvaro de Moya, Laerte Coutinho, Luiz Fernando Emediato, Maurício de Sousa, Ziraldo

O longa reúne depoimentos de companheiros como o cartunista Jaguar, Laerte e contemporâneos de início de carreira como Maurício de Sousa que ressalta a influência da obra para sua própria trajetória profissional, além de estudiosos, colaboradores, fãs e depoimentos de Ziraldo.
Considerado um clássico dos quadrinhos, Pererê foi tema do primeiro gibi brasileiro em cores e de um único autor e, mesmo tendo sido criado na década de 1960, continua atual. Suas histórias valorizam o meio ambiente e a inclusão social, além de terem a marca do autor, que consegue unir a leveza do humor e da ingenuidade à postura crítica diante da realidade social e política brasileira.

Prime Video: Grandes Brasileiros - Ziraldo – O Eterno Menino Maluquinho

 ZIRALDO, O ETERNO MENINO MALUQUINHO (2007)

YOUTUBE

Diretora: Sônia Garcia

Com depoimentos do próprio Ziraldo e de familiares e companheiros de profissão, o filme sintetiza passagens da vida do escritor, desenhista, jornalista e educador.

Portinari do Brasil - Curta-metragem - AdoroCinema

PORTINARI DO BRASIL (2012)

YOUTUBE

Diretora: Sônia Garcia, Rozane BragaElenco: Sara Vinhal, Herson Capri

Um documentário sobre Cândido Portinari, o mais importante artista plástico brasileiro, com obras de elevado cunho social. A história da sua vida desde a infância no interior de São Paulo, passando pelo primeiro curso de pintura, a viagem para o Rio de Janeiro, a Escola Nacional de Belas Artes, até sua ida para a Europa, e também o casamento e o nascimento do seu único filho. Ao longo da vida, Portinari cultivou amizades com intelectuais como Carlos Drummond de Andrade, José Lins do Rego e Manuel Bandeira. O pintor morreu lentamente por causa de envenenamento provocado pelas próprias tintas que usava em suas telas.

45 ANOS DE PROPAGANDA NA TV BRASILEIRA (1995)

OK.RU

Produzido em comemoração aos 45 anos da Propaganda na TV Brasileira, contém diversos comerciais antigos, várias pérolas, além de entrevistas e depoimentos com especialistas no assunto.