Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico
1932
1932

 

Resultado de imagem para alma do brasil filme

Alma do Brasil - 1932

ASSISTA ONLINE

Direção: Líbero Luxardo

A paisagem de Mato Grosso é palco para a reconstituição do episódio conhecido como Retirada de Laguna. São lagos, quedas d'água, espécies de animais e a vegetação típica do Pantanal que contrastam com exercícios realizados na cidade por militares. Manobras de oficiais dão início à visita ao túmulo do Cel. Carlos de Morais Camisão. Caminhões oficiais atravessam caminhos de difícil acesso. Os oficiais chegam até o cemitério, onde estão enterradas pessoas envolvidas no episódio, chegam até um monumento para prestar sua homenagem, um túmulo onde está inscrito o ano de 1867. Durante a visita abre-se espaço para a reconstrução dos fatos ocorridos naquele ano, quando o Guia Lopes indicava os caminhos para os retirantes, levando-os para Nioac, lugar que é uma promessa de descanso. Na caminhada, muitos estão doentes e se "arrastam" fugindo. Um deles, um senhor branco, cai de cansaço e pede ajuda para um homem negro, que promete não abandoná-lo. Em rumo incerto os retirantes continuam a caminhada, quando o exército paraguaio coloca fogo na mata cercando os retirantes em uma vila. Mulheres que lá descansam correm do fogo. Uma criança é deixada dentro de uma casa, e sua mãe do lado de fora não consegue voltar impedida pela multidão que foge. Todas as casas são de palha e o fogo as consome rapidamente. Desesperada, a mãe tenta voltar. O comandante se vê no compromisso de buscar a criança e entra na casa salvando-a. A mãe a recebe chorando e agradece ao comandante. No dia 26 de maio de 1867, a coluna de retirantes está em Cambarecê próximo ao Rio Miranda. Cel. Camisão avisa ao comandante que os coléricos seriam abandonados para que os demais pudessem sobreviver. Uma faixa é deixada com os dizeres Compaixão aos Coléricos. Os soldados paraguaios matam todos os doentes que já agonizavam. A morte dos retirantes vai acontecendo um a um, causada pela fome e pela cólera. Cel. Camisão também contrai a doença e morre. No túmulo do coronel, os oficiais que prestam homenagem retornam à cidade e ao quartel. Neste, o evento continua com oficiais cantando junto a orquestra militar. 

Resultado de imagem para ao redor do brasil

Ao Redor do Brasil (1932)

Assista on line

Um filme de Major Thomaz Reis

Ao redor do Brasil retrata expedições comandadas por Marechal Cândido Rondon, que buscavam exploram os atuais centro-oeste e norte do país. O filme expõe trechos de algumas filmagens realizadas em tais expedições, além de retratar o contato com diversos povos indígenas, o processo de transformação destas regiões e cenas de exploração contra a natureza.

Resultado de imagem para Feira industrial e agrícola de Belo Horizonte (193 2)

Feira industrial e agrícola de Belo Horizonte (1932)

Assista Online

O dr. Ovídio de Andrade, representando o presidente do Estado Olegario Maciel, inaugura a exposição em 12 de agosto de 1932, na presença do prefeito, dr. Luiz Penna. Discursos dos srs. Moacyr Andrade e Sette Câmara. A comitiva visita estandes da Gazolina Antlantic, Cia. Cedro Cachoeira, Pan-am Motor Oils, Fábrica de Armônicas e Concertinas de Miguel Francisco Scarpelli e Irmão, Moinho Inglêz, da Escola Superior de Agricultura e Veterinária de Viçosa e o parque de diversões. Alunos de grupos escolares em visita à Feira. Aspectos do recinto de exposições: os pavilhões, a entrada e os brinquedos do parque: carrossel, roda gigante, dangler, chicote e balanços venezianos. Estande na feira e cenas da fábrica Novo Camiseiro, de Aburachid e Irmão. Aspectos da Casa Falci, loja de materiais de construção do sr. Antonio Falci, e seu estande na Feira, com destaque para o fogão Wallig. Estande da Grande Fábrica de Balas Suissa, de Grissi e Toffolo. A barraca do Indio Bassú e os estandes do Vinho de Caldas Martiniano de Carvalho e de loja de objetos de prata. Grupo de vacas leiteiras no estande da Fazenda Modelo, de Pedro Leopoldo. A. Vaes Bassú, Armando Bassú e o cômico e barítono Ferreira da Silva no estande da Foto-Bonfioli. A Joalheria e Ourivesaria Esmeralda, de Leopoldo Horta, e seu estande na Feira. Aspectos da Casa Hermanny, loja de produtos dentários e perfumarias, e seu estande. O estande da Companhia Antarctica Mineira e cenas da fábrica, com as fases da fabricação, engarrafamento e embalagem da cerveja, e a presença dos srs. Julio C. Nathan e Rodolpho Stiebler. A Cia. Siderúrgica Belgo-Mineira: aspectos dos trabalhos no interior da siderúrgica, casas dos empregados, escritórios, usina hidrelétrica e ferrovias próprias, saída de turno de operários; o estande da Belgo-Mineira na Feira durante visita de seus funcionários. O cônsul da Itália, sr. Lorenzo Nicolai em visita à Feira. Estande da Estação Sericícola de Barbacena, com operárias trabalhando em teares. As plantações da Floricultura Lempp, jardins de palacetes e um estande. Fachada e interior de loja da Brahma e seu estande. Fachada e interior da Casa Lunardi, de ladrilhos e marmoraria, com a presença do sr. Lunardi Estevam e filhos, e seu estande. Visita do coronel Feliciano de Andrade à Feira e recepção dos srs. José Rosciano, Hipolyto Rocha, Gabriel Alencar Ferreira, Osorio Rocha e Daniel Bernardes, organizadores do evento. Estande do Moinho Inglez e cenas de sua fábrica e Massas Aymoré. Estande da Fabrica de Ladrilhos de Sasdeli e Pock. Visita dos drs. Itagiba R. Barra e Adolpho Santos, diretores da Assistência Popular. Estande da S.A. Metalúrgica Santo Antonio. Fachada e interior da Casa Selecta, loja de roupas e perfumaria. A Farmácia e Drogaria Araujo, cenas do laboratório e farmácias. Encerramento da Feira a 10 de outubro de 1932, com discursos do dr. Luiz Penna e do sr. Gabriel Alencar Ferreira.